Marcadores

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Tutorial dragão de pau: envolvendo minha filha no artesanato

Motivação para a criação do Dragão de pau



Já fiz duas postagens para o blog, ambos de tutorial e agora venho postar um passo a passo um pouco mais longo. 

Na verdade, há pouco mais de um mês, estou em dedicação exclusiva nos cuidados de minha filha Isabel que hoje conta com 02 anos e 8 meses. Estamos em fase de adaptação, nos redescobrindo nesta nova e deliciosa realidade.

Por isso, estou aos poucos tentando integrar minha filha aos trabalhos manuais. Mas gente, como é difícil, não?

Acompanho muito de perto as atividades sugeridas pelo site Tempo junto e tento brincar com ela, mas nem sempre a gente se sintoniza na brincadeira ou eu é que não tenho a paciência necessária. Como me identifico muito mais com as artes manuais, estou exercitando a inclusão dela e trabalhando muito internamente para que isso aconteça de verdade. Percebi o quanto é frustante ser mera expectadora e só poder dizer que a "mamãe fez pra mim"... 

Então, pensando nisso tudo, passei a incluir alguns passos na produção do dragão de pau para que ela pudesse participar. Usei a cola de silicone para colar o feltro em algumas etapas da produção, e como ela tem pressa em fazer o boneco, costurei à máquina boa parte do dragão para acelerar o processo e ela participar mais rapidamente, porque se tem uma coisa que criança tem, é pressa! Então, vamos lá!

Material necessário


  1. Feltro vermelho, branco, verde, laranja e rosa;
  2. Linha para costura normal e de pesponto nas cores vermelha, branca e laranja;
  3. Enchimento de silicone;
  4. Barbante ou cordão ou fita para fechamento;
  5. Um cabo de vassoura ou um cabo pequeno vendido em papelarias próprio para crianças;

Molde usado 
Eu sei que o molde está bem tosco, mas eu me inspirei em uma imagem da internet e desenhei a mão livre, vejam a imagem aqui. Foi a pequena Isabel quem escolheu, queria um dragão vermelho e divertido, por isso língua de fora e os olhos estrábicos!

Corte e costure
dragao de pau
Corte e costure os dentes sobrepondo o tecido de cima da boca com o debaixo, incluindo a língua de fora. Bata à máquina. Nesta etapa, pedi para a Isabel colar os olhos com a cola de silicone.
dragao de pau
Corte uma tira de 3,5cm suficientes para dar a volta toda da cabeça, ou seja, por toda parte de cima da cabeça e embaixo da boca, deixando a região dos olhos e onde fiz a marcação (A-B), bem como na  região do nariz abertos,  para fechamento posterior com pontos a mão...
Assim:

Nesta altura, minha filha colou os olhos e o nariz e eu bordei tudo com ponto caseado,e para dar esse acabamento acima, eu pedi para ela colar uma outra camada de feltro vermelho sobre o verso do bordado dos olhos e nariz para ficar um trabalho mais limpo.
cavalo de pau
Daí é só preencher com o enchimento de silicone! Olha minha ajudante aí!

Colocar o pau no lugar e prender com fita, dando uns pontinhos a mão se necessário!


Gostaram? Deixem seus comentários! Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. Não se esqueça de curtir e compartilhar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...